sexta-feira, 8 de agosto de 2014


Descobertos sítios arqueológicos em fazenda de Dourado


Arqueólogos que estão na fazenda Monte Alto buscam traços de ocupação humana mais antiga, como as dos chamados paleoíndios



A fazenda Monte Alto, localizada em Dourado, foi palco de uma escavação arqueológica que está inserida dentro do Projeto de Pré História da USP, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, através de Doutores e Mestres, junto com a Universidade de Exeter da Inglaterra. A informação é do presidente da Central São Paulo Ltda, Ricardo Alves Bastos, que disse que entre alguns dos objetos encontrados estão pontas de flechas, pontas de lanças, raspadores, machados, núcleos e lascas, feitos tanto em Basalto como Arenitos?
Bastos explica que o projeto contou com a participação de 17 arqueólogos de várias outras instituicões e universidades, inclusive o Smithsonian de Washington e Universidade de Paris. “O grupo foi liderado pelo arqueólogo de fama internacional, escritor de livros, Bruce Bradley e pelo Dr Astolfo da USP, um dos mais reconhecidos do mundo na área do povoamento da América Latina”.
Ainda segundo Bastos, o grupo permaneceu na fazenda até essa última quinta-feira, 7 de agosto e não deixou de ser um foco de atração.
Vale destacar que o projeto intitulado ‘A ocupação paleo Índia no Estado de São Paulo’ é um estudo que foca o povoamento da America e sua datação, e principalmente o Estado de São Paulo. 
A razão do referido estudo ter sido feito na Fazenda Monte Alto é que a mesma possui vários sítios arqueológicos. “O sítio que foi escavado e pesquisado com as mais recentes tecnologias, recebeu o meu nome, por eu ter feito parte da equipe e dado todo o suporte ao grupo, de infraestrutura na Fazenda”, disse um orgulhoso Bastos.
Também vale ressaltar que a Fazenda Monte Alto, que fica localizada na Rodovia Luiz Augusto de Oliveira SP 215-Km 190+ 300 metros, em si já é um marco da região. Fundada em 1813, foi um forte, casa grande de engenho colonial, casarão de café e após restauração mantém todas as características de época. “E' uma fazenda de café até hoje com diversos prêmios brasileiros, inclusive da mulher mais empreendedora do Brasil do SEBRAE. Também figura em várias revistas e filmes internacionais, e tem as certificações internacionais da UTZ e FAIR TRADE.

Fonte: Jornal O Imparcial
Por: Célia Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário