sexta-feira, 1 de agosto de 2014


Aeroporto é incluído em plano de obras federais para receber Airbus

Bartholomeu terá ajuste na pista, novo pátio e ampliação de seção anti-incêndio; outras sete cidades do Estado estão na lista


Kris Tavares/Tribuna Impressa
Bartholomeu terá ajuste na pista, novo pátio e ampliação de seção anti-incêndio; outras sete cidades do Estado estão na lista
O Aeroporto Bartholomeu de Gusmão está entre os oito escolhidos para receber reformas por meio do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, da SAC (Secretaria de Aviação Civil) do Governo Federal.
Estão previstas a recuperação e ajuste de declividade (inclinação) da pista de pouso, que continuará tendo 1,8 mil metros; um novo pátio de aeronaves com seis posições para aviões Airbus-319 (até 220 passageiros); e reforma e ampliação da seção contra incêndio, de 345 m².
Com as melhorias de estrutura, o Bartholomeu passa a ter capacidade para receber aeronaves maiores que as atuais. Podem contribuir também para a ampliação do tamanho da pista, o que possibilitará receber voos de carga, e para a vinda de outra empresa aérea ou a recolocação de voos da Azul, que agora são apenas três por semana.
Além de Araraquara, outras cidades do Estado contempladas nesta etapa do programa são Araçatuba, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente e Sorocaba.
As obras foram anunciadas ontem, em São Paulo, pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, aos prefeitos desses municípios. O secretário de Governo de Araraquara, Nino Mengatti, representou o prefeito Marcelo Barbieri na reunião.
“Recebemos essa notícia com muita alegria. Ela coloca a cidade em outro patamar; é um ganho incrível”, afirmou Nino, em entrevista à Tribuna.
Para Nino, os principais motivos da inclusão de Araraquara são o crescimento econômico da região e a vinda de empresas como a Randon e a Baxter, que devem começar as atividades na cidade no próximo ano.
60 dias
De acordo com o secretário, em até dois meses será aberta a licitação para as obras, que podem começar no final deste ano ou no início de 2015.

O programa da SAC teve início no ano passado e visa reformar e ampliar 270 aeroportos de cidades pequenas e médias em todo o País.
O objetivo é que 96% da população brasileira esteja a 100 km de um aeroporto apto a receber um voo regular.
Ao todo, o programa prevê investir R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais em todo o País e R$ 360,5 milhões para a ampliação da aviação regional em São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário