Meio Ambiente faz balanço de ações com animais domésticos
|
![]()
Um balanço apresentado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) aponta que no primeiro semestre de 2014 foram doados 744 animais domésticos em Araraquara, entre caninos e felinos, durante a realização de feiras de adoções ou diretamente no Centro de Triagem e Acolhimento de Animais do Parque Pinheirinho e no Canil Siciliano.
O mesmo levantamento também mostra que no mesmo período foram realizadas 521 castrações e 508 recolhimentos de animais. Todas as ações são realizadas em parceria da SMMA com ONGs (Organizações Não Governamentais) e voluntários da cidade.
A Feirinha de Adoções do Parque Infantil, por exemplo, organizada durante a semana pela equipe da Secretaria e realizada aos sábados, recebe pedidos de adoção, informa as condições para participação e dá orientações sobre os animais.
O processo é acompanhado por uma veterinária da SMMA, que verifica as condições dos animais antes de ocorrer a adoção. É importante destacar que os novos donos têm que preencher uma ficha de adoção e apresentar documentos pessoais para a conclusão do processo.
Nestas feiras, a Secretaria conta com o apoio, considerado fundamental, de voluntários que atuam nos sábados, das 9h30 às 13h30. A montagem de toda a estrutura é feita pela equipe da Prefeitura.
Na Feirinha do Parque Infantil, cujo telefone para contato é o 3301- 9000, já foram realizadas nos primeiros seis meses deste ano 19 eventos, com 405 adoções caninas e 126 felinas, num total de 531 adoções.
Outros dados
O Canil CTTA (Centro de Triagem e Acolhimento de Animais) do Parque Pinheirinho atua no recebimento de animais recolhidos pela Ouvidoria da Secretaria de Meio Ambiente. Após o recolhimento, o animal passa por exames e acompanhamento veterinário antes de estar apto para adoção.
No CTTA do Pinheirinho, em que o fone para contato é o 3339-441, existem muitos animais já adultos e com menor receptividade para adoção. Neste local, já foram doados este ano 92 cães e 4 gatos, num total de 96 animais domésticos.
Já o Canil Siciliano, órgão particular com contrato com a Prefeitura, também recebe animais recolhidos pela Ouvidoria e, além do acolhimento, também presta cuidados veterinários e prepara os animais para adoção. No Siciliano foram doados nos últimos seis meses 117 cães.
O levantamento aponta, portanto, um total de 744 animais domésticos doados este ano, sendo 614 caninos e 130 felinos.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente,
José Antônio Delle Piagge, com a realização das feirinhas aos sábados e o trabalho do Canil do CTTA e do Canil Siciliano, “a SMMA vem promovendo a adoção responsável de animais domésticos em Araraquara”.
Delle Piagge acrescenta que tudo é realizado após o processo de recolhimento e fornecimento das informações necessárias para os proprietários que queiram doar seus animais.
Castração e recolhimento
Em relação a outros números deste primeiro semestre de 2014, a Secretaria contabiliza 350 castrações em cães e 171 em gatos, num total de 521 operações, direcionadas aos animais que são recolhidos da rua pela Ouvidoria da própria Secretaria, e que posteriormente vão para as feirinhas para adoção.
Também houve o processo de recolhimento de animais por meio da Ouvidoria a partir do Protocolo de Atendimento elaborado pela equipe do CTTA. Foram recolhidos no período 284 cães e 217 felinos, além de sete animais de grande porte, num total de 508.
Ainda segundo José Antonio Delle Piagge, por meio das ações de educação para a adoção responsável e a participação efetiva de toda a equipe da SMMA, as adoções continuam sendo realizadas na cidade, a exemplo das castrações e do recolhimento de animais, quando necessário.
“O apoio de instituições e dos grupos de proteção aos animais tem contribuído muito para as realizações da Secretaria, principalmente na causa animal”, enfatiza José Antonio.
Para mais informações, o telefone da Secretaria de Meio Ambiente é o 3301-9000, além do 153 (plantão noturno) e o e-mail, meioambiente@araraquara.sp.gov.br.
Fonte: Jornal O Imparcial
|
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário