terça-feira, 22 de julho de 2014



Guardas civis municipais ganham poder de polícia

Medida deve implicar mudanças e vai formalizar o trabalho executado pelos guardas




Mateus Rigola
GM vai poder, entre outras coisas, fiscalizar e multar no trânsito
O Congresso Nacional autorizou, na última semana, as guardas municipais de todo o País a exercer o chamado poder de polícia. Com a regulamentação, que aguarda a sanção da presidente da República, os agentes terão suas atividades definidas e ampliadas.
De acordo com o coordenador da GM (Guarda Municipal) de Araraquara, Marcos Roberto da Silva, a medida pode ser considerada um avanço à categoria e deve deixar as ações executadas pelos guardas fora de questionamento.
“Muito do que diz a lei nós já fazíamos, como apreensões, por exemplo, no entanto, agora não vai mais restar dúvidas sobre nosso papel”, diz Silva.
Ainda de acordo com o coordenador, uma reunião nas próximas semanas deve definir as mudanças que devem ser aplicadas no grupo. “Vamos estudar esse novo estatuto e orientar os guardas quanto às novas posturas”, complementa ele, que reforça a função principal do efetivo. “Nosso trabalho é sempre em parceria com as outras polícias e com o mesmo objetivo, de assegurar a vida da população”, diz.
Sem armas, pelo menos por enquanto 

Com as novas permissões, a GM pode realizar prisões em flagrante, fiscalizar e expedir multas de trânsito. No entanto, apesar da premissa que dá aos guardas o direito de andarem armados, essa mudança deve ser avaliada e não será adotada de imediato na cidade.

“Essa é uma das fases da reestruturação, mas que ainda vai demorar um pouco para acontecer, já que depende, entre outras coisas, de adequações no prédio para guardar o armamento”, conclui Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário