PARTIDO VERDE DE ARARAQUARA
SEPARE O LIXO E EXERÇA A SUA CIDADANIA.
O que é lixo?
Lixo é tudo e qualquer resíduo provenientes das atividades humanas. Porém precisamos reciclar esse conceito. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem e devem ser reciclados.
QUANTO TEMPO O LIXO LEVA PARA SE DECOMPOR ?
· Fralda Descartável = 1 ano;
· Borracha e Vidro = Tempo Indeterminado;
· Papel = 3 a 6 meses;
· Filtro de Cigarro e Chiclete = 5 anos;
· Náilon = 40 anos;
· Plástico = mais de 100 anos;
· Metal e Pilha = 100 a 500 anos.
LIXO É UM ASSUNTO SÉRIO.
Problemas que o lixo traz:
· Desperdícios, nós desperdiçamos grandes quantidades de material, por não sabemos reaproveitar.
· Doenças, o lixo atrai moscas, ratos, baratas, causados doenças como cólera, verminoses, febre, infecções, tifo, diarreia, entre outras.
· Poluição, o lixo provoca mal cheiro, contaminação do solo, da água e do ar, agredindo o meio ambiente.
LIXO NO LUGAR CERTO É SAÚDE.
O Meio Ambiente e a Sustentabilidade
Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir. Assim, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis; os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e atividades econômicas de qualquer natureza estarão asseguradas. O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem à sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.
SUGESTÕES DE AÇÕES:
Fazer campanhas de uso racional de água e energia. Plantar árvores nas ruas é muito importante, porém é preciso pedir licença à prefeitura e aos moradores. Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis. Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos. Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares. Não jogar lixo pela janela. Não fumar em ambientes públicos fechados. Utilizar a água que sobrou da chaleira, do cozimento de ovos e da lavagem de vegetais para aguar plantas. Armazenar água da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e calçadas, economizando água – recurso natural limitado – nas ações cotidianas. Diminuir o uso de energia elétrica entre 6 e 9 horas da noite. Desligar aparelhos que não estão sendo usados, economizando e evitando a falta de energia elétrica. Economizar papel. Imprimir apenas documentos importantes e procurar usar os dois lados da folha. O verso de uma folha pode ser usado como rascunho, bloco de recados ou para os desenhos das crianças. Participar de ações de preservação e defesa de mangues, rios e mares. Participar de projetos sociais para construção de cisternas e casas com esgotamento sanitário para famílias de baixa renda, em áreas urbanas ou rurais. Incentivar o uso de sacolas reutilizáveis para compras. Incentivar o uso de produtos feitos com material reciclado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário