sexta-feira, 3 de maio de 2013
ANS TEM 81 VAGAS EM CONCURSO; SALÁRIOS CHEGAM A R$ 10 MIL Entre as cidades com postos de trabalho abertos está Ribeirão Preto
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está com inscrições abertas até o dia 13 de maio para concurso público com 81 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior. Do total de postos, cinco são reservados para pessoas com deficiência.
As inscrições podem ser feitas até as 23h
59 do dia 13 de maio pelo site www.cespe.unb.br/concursos/ans_13. As provas objetivas serão realizadas no dia 14 de julho. A duração do exame será de 4h30.
O cargo com melhor remuneração é especialista em Regulação de Saúde Suplementar. Os candidatos precisam ter curso superior completo em qualquer área. O salário é de R$ 10.019,20. Há 26 vagas, distribuídas em Curitiba (1), Salvador (1), São Paulo (1) e Rio de Janeiro (23, sendo duas para pessoa com deficiência). A carga de trabalho é de 40 horas semanais. A inscrição custa R$ 100.
Há também 31 vagas para analista administrativo em Cuiabá (1), Ribeirão Preto (1) e Rio de Janeiro (29, sendo duas para deficientes). O posto requer diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação em qualquer área e oferece salário de R$ 9.263,20 para 40 horas de trabalho semanais. A taxa de inscrição custa R$ 95.
Para o cargo de técnico administrativo são 21 vagas em Belo Horizonte (1), Cuiabá (1), Porto Alegre (1), Recife (1), Ribeirão Preto (1), Salvador (1) e Rio de Janeiro (15, sendo uma para deficientes). Para concorrer é preciso ter Ensino Médio completo ou curso técnico equivalente. A carga de trabalho é de 40 horas semanais e a remuneração de R$ 4.760,18. A inscrição custa R$ 80.
Por fim, a ANS seleciona técnico em Regulação de Saúde Suplementar. São três vagas para Belém, Belo Horizonte e Salvador. É preciso ter Ensino Médio Completo ou curso técnico equivalente. O cargo paga R$ 4.984,98 para 40 horas de trabalho por semana. A inscrição custa R$ 85.
MÃE REGISTRA BOLETIM DE OCORRÊNCIA POR FALTA DE MÉDICOS NA UPA
Algumas delas alegaram que esperaram atendimento das 14 às 19 horas
A espera por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA) na noite de quinta-feira (02) se transformou em caso de polícia.
Um grupo de 30 mulheres se revoltou depois de cinco horas na unidade de saúde e acionou a polícia para conseguir atendimento.
Uma delas, uma empresária de 34 anos, chegou a registrar boletim de ocorrência. Segundo ela, o filho de 9 anos estava com forte dores de cabeça havia 5 dias. A mãe já havia procurado atendimento no posto de saúde da Vila Ferroviária, bairro onde mora, dias atrás, porém foi informada de que não havia médico pediatra para atender o menino.
Mas, ontem, por volta das 18 horas, o estado de saúde da criança se agravou e ela foi até a UPA Central. Lá, ela foi informada novamente que não haveria médico para atender seu filho e que outras mães esperavam por atendimento desde as 14 horas.
Foi então que elas se juntaram, reclamaram com as funcionárias e resolveram acionar a polícia. Quando os militares, chegaram dois médicos clínicos gerais se apresentaram e começaram o atendimento por volta das 20h30. O boletim foi registrado e as crianças atendidas.
O OUTRO LADO - Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a assessoria de imprensa da Prefeitura disse que o atendimento na UPA Central está normal.
Segundo a nota enviada à imprensa, havia três médicos fazendo o atendimento na unidade, sendo um na pediatria. No entanto, admite que está sem pediatra, porque há falta deste especialista no mercado.
Um grupo de 30 mulheres se revoltou depois de cinco horas na unidade de saúde e acionou a polícia para conseguir atendimento.
Uma delas, uma empresária de 34 anos, chegou a registrar boletim de ocorrência. Segundo ela, o filho de 9 anos estava com forte dores de cabeça havia 5 dias. A mãe já havia procurado atendimento no posto de saúde da Vila Ferroviária, bairro onde mora, dias atrás, porém foi informada de que não havia médico pediatra para atender o menino.
Mas, ontem, por volta das 18 horas, o estado de saúde da criança se agravou e ela foi até a UPA Central. Lá, ela foi informada novamente que não haveria médico para atender seu filho e que outras mães esperavam por atendimento desde as 14 horas.
Foi então que elas se juntaram, reclamaram com as funcionárias e resolveram acionar a polícia. Quando os militares, chegaram dois médicos clínicos gerais se apresentaram e começaram o atendimento por volta das 20h30. O boletim foi registrado e as crianças atendidas.
O OUTRO LADO - Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a assessoria de imprensa da Prefeitura disse que o atendimento na UPA Central está normal.
Segundo a nota enviada à imprensa, havia três médicos fazendo o atendimento na unidade, sendo um na pediatria. No entanto, admite que está sem pediatra, porque há falta deste especialista no mercado.
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Literatura Brasileira
História da literatura brasileira, Escolas Literárias do Brasil,
Quinhentismo, Barroco, Arcadismo,
Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo, Neo-realismo

Quinhentismo (século XVI)
Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese, destaca-se Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou uma literatura de Informação ( de viagem ) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas, vegetais e sociais da nova terra.
Essa época foi marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco. As obras são marcadas pela angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual. Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período. Podemos citar como principais representantes desta época: Bento Teixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra ( Boca do Inferno ), autor de várias poesias críticas e satíricas; e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes.
Neoclassicismo ou Arcadismo ( século XVIII )
O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produção da obras desta época. Enquanto as preocupações e conflitos do barroco são deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados ( fugere urbem = fuga das cidades ) e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada. As principais obras desta época são: Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.
Romantismo ( século XIX )
A modernização ocorrida no Brasil, com a chegada da família real portuguesa em 1808, e a Independência do Brasil em 1822 são dois fatos históricos que influenciaram na literatura do período. Como características principais do romantismo, podemos citar : individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos históricos importantes, idealização da mulher, espírito criativo e sonhador, valorização da liberdade e o uso de metáforas. As principais obras românticas que podemos citar : O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.
Realismo - Naturalismo ( segunda metade do século XIX )
Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como características desta fase, podemos citar : objetivismo, linguagem popular, trama psicológica, valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica social, visão irônica da realidade. O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras : Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu.
Parnasianismo ( final do século XIX e início do século XX )
O parnasianismo buscou os temas clássicos, valorizando o rigor formal e a poesia descritiva. Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graças a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela época. Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.
Simbolismo ( fins do século XIX )
Esta fase literária inicia-se com a publicação de Missal e Broquéis de João da Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
Pré-Modernismo (1902 até 1922)
Este período é marcado pela transição, pois o modernismo só começou em 1922 com a Semana de
Arte Moderna. Está época é marcada pelo regionalismo, positivismo, busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorização dos problemas sociais. Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.
Modernismo (1922 a 1930)
Este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas : Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira.
Neo-Realismo (1930 a 1945)
Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles.
Já inscreveu seu projeto no Prêmio Gestão Escolar? Prazo de cadastro vai até 31 de maio
As inscrições para o Prêmio Gestão Escolar já estão abertas. Com a iniciativa, as escolas que realizaram projetos interessantes na área de gestão no último ano têm a oportunidade de compartilhar suas experiências com educadores de todo o País. Para participar, é preciso preencher o cadastro, disponível no site da iniciativa, até 31 de maio.
Em 2012, a Escola Estadual Lea Silva Moraes, localizada em Ilha Solteira, conquistou o título “Destaque Estadual” paulista na premiação. A unidade foi selecionada entre 534 instituições de ensino inscritas em todo o Estado e recebeu R$ 6 mil, a serem investidos na escola.
Projeto de lei prevê a criação de 818 novos postos de trabalho em diretorias de ensino
Além do projeto de lei complementar que amplia o reajuste salarial previsto para os servidores da Educação, outra novidade para a rede estadual de ensino foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário Herman Voorwald nesta quarta-feira (17). Foi enviado para a Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei para a criação de 818 novos postos de trabalho nas diretorias de ensino. Destes, 400 são para o cargo de analista de tecnologia e 418 vagas para analista administrativo.
O analista de tecnologia, novo cargo que será criado na Educação, desenvolverá atividades especializadas em tecnologia e infraestrutura. Após a aprovação do projeto pela Assembleia e a sanção da lei pelo governador, a Secretaria da Educação deve organizar um concurso para a contratação desses servidores, que terão salário inicial de R$ 2.169,00 para jornada de 40 horas semanais.
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