sexta-feira, 3 de maio de 2013

ANS TEM 81 VAGAS EM CONCURSO; SALÁRIOS CHEGAM A R$ 10 MIL Entre as cidades com postos de trabalho abertos está Ribeirão Preto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está com inscrições abertas até o dia 13 de maio para concurso público com 81 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior. Do total de postos, cinco são reservados para pessoas com deficiência.
As inscrições podem ser feitas até as 23h

Foto: Divulgação
59 do dia 13 de maio pelo site www.cespe.unb.br/concursos/ans_13. As provas objetivas serão realizadas no dia 14 de julho. A duração do exame será de 4h30.
O cargo com melhor remuneração é especialista em Regulação de Saúde Suplementar. Os candidatos precisam ter curso superior completo em qualquer área. O salário é de R$ 10.019,20. Há 26 vagas, distribuídas em Curitiba (1), Salvador (1), São Paulo (1) e Rio de Janeiro (23, sendo duas para pessoa com deficiência). A carga de trabalho é de 40 horas semanais. A inscrição custa R$ 100.
Há também 31 vagas para analista administrativo em Cuiabá (1), Ribeirão Preto (1) e Rio de Janeiro (29, sendo duas para deficientes). O posto requer diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação em qualquer área e oferece salário de R$ 9.263,20 para 40 horas de trabalho semanais. A taxa de inscrição custa R$ 95.
Para o cargo de técnico administrativo são 21 vagas em Belo Horizonte (1), Cuiabá (1), Porto Alegre (1), Recife (1), Ribeirão Preto (1), Salvador (1) e Rio de Janeiro (15, sendo uma para deficientes). Para concorrer é preciso ter Ensino Médio completo ou curso técnico equivalente. A carga de trabalho é de 40 horas semanais e a remuneração de R$ 4.760,18. A inscrição custa R$ 80.
Por fim, a ANS seleciona técnico em Regulação de Saúde Suplementar. São três vagas para Belém, Belo Horizonte e Salvador. É preciso ter Ensino Médio Completo ou curso técnico equivalente. O cargo paga R$ 4.984,98 para 40 horas de trabalho por semana. A inscrição custa R$ 85.

MÃE REGISTRA BOLETIM DE OCORRÊNCIA POR FALTA DE MÉDICOS NA UPA

Algumas delas alegaram que esperaram atendimento das 14 às 19 horas
A espera por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Central (UPA) na noite de quinta-feira (02) se transformou em caso de polícia.

Um grupo de 30 mulheres se revoltou depois de cinco horas na unidade de saúde e acionou a polícia para conseguir atendimento.

Uma delas, uma empresária de 34 anos, chegou a registrar boletim de ocorrência. Segundo ela, o filho de 9 anos estava com forte dores de cabeça havia 5 dias. A mãe já havia procurado atendimento no posto de saúde da Vila Ferroviária, bairro onde mora, dias atrás, porém foi informada de que não havia médico pediatra para atender o menino.

Mas, ontem, por volta das 18 horas, o estado de saúde da criança se agravou e ela foi até a UPA Central. Lá, ela foi informada novamente que não haveria médico para atender seu filho e que outras mães esperavam por atendimento desde as 14 horas.

Foi então que elas se juntaram, reclamaram com as funcionárias e resolveram acionar a polícia. Quando os militares, chegaram dois médicos clínicos gerais se apresentaram e começaram o atendimento por volta das 20h30. O boletim foi registrado e as crianças atendidas.

O OUTRO LADO - Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a assessoria de imprensa da Prefeitura disse que o atendimento na UPA Central está normal.

Segundo a nota enviada à imprensa, havia três médicos fazendo o atendimento na unidade, sendo um na pediatria. No entanto, admite que está sem pediatra, porque há falta deste especialista no mercado.

quinta-feira, 18 de abril de 2013


Literatura Brasileira 

História da literatura brasileira, Escolas Literárias do Brasil, 
Quinhentismo, Barroco, Arcadismo,
Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo, Neo-realismo

  José de Anchieta
Padre José de Anchieta: representante do início da literatura brasileira



Quinhentismo (século XVI)

Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese, destaca-se Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou uma literatura de Informação ( de viagem ) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas, vegetais e sociais da nova terra.

Barroco ( século XVII )
Essa época foi marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco. As obras são marcadas pela angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual.  Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período. Podemos citar como principais representantes desta época: Bento Teixeira, autor de Prosopopéia; Gregório de Matos Guerra ( Boca do Inferno ), autor de várias poesias críticas e satíricas; e padre Antônio Vieira, autor de Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes.

Neoclassicismo ou Arcadismo ( século XVIII )
O século XVIII é marcado pela ascensão da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produção da obras desta época. Enquanto as preocupações e conflitos do barroco são deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razão. A linguagem complexa é trocada por uma linguagem mais fácil. Os ideais de vida no campo são retomados ( fugere urbem = fuga das cidades ) e a vida bucólica passa a ser valorizada, assim como a idealização da natureza e da mulher amada. As principais obras desta época são: Obra Poética de Cláudio Manoel da Costa, O Uraguai de Basílio da Gama, Cartas Chilenas e Marília de Dirceu de Tomás Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei José de Santa Rita Durão.

Romantismo ( século XIX )
A modernização ocorrida no Brasil, com a chegada da família real portuguesa em 1808, e a Independência do Brasil em 1822 são dois fatos históricos que influenciaram na literatura do período. Como características principais do romantismo, podemos citar : individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos históricos importantes, idealização da mulher, espírito criativo e sonhador, valorização da liberdade e o uso de metáforas. As principais obras românticas que podemos citar : O Guarani de José de Alencar, Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonçalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do período: Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.

Realismo - Naturalismo ( segunda metade do século XIX )
Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como características desta fase, podemos citar : objetivismo, linguagem popular, trama psicológica, valorização de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crítica social, visão irônica da realidade. O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras : Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu.
Parnasianismo ( final do século XIX e início do século XX )

parnasianismo buscou os temas clássicos, valorizando o rigor formal e a poesia descritiva. Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulário culto, temas mitológicos e descrições detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graças a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois não retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela época. Os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho.

Simbolismo ( fins do século XIX )
Esta fase literária inicia-se com a publicação de Missal e Broquéis de João da Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistérios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.
Pré-Modernismo (1902 até 1922)
Este período é marcado pela transição, pois o modernismo só começou em 1922 com a Semana de 

Arte Moderna. Está época é marcada pelo regionalismo, positivismo, busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorização dos problemas sociais. Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro LobatoLima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.
Modernismo (1922 a 1930)
Este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas : Mario de AndradeOswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira.

Neo-Realismo (1930 a 1945)
Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles.

Já inscreveu seu projeto no Prêmio Gestão Escolar? Prazo de cadastro vai até 31 de maio




As inscrições para o Prêmio Gestão Escolar já estão abertas. Com a iniciativa, as escolas que realizaram projetos interessantes na área de gestão no último ano têm a oportunidade de compartilhar suas experiências com educadores de todo o País. Para participar, é preciso preencher o cadastro, disponível no site da iniciativa, até 31 de maio.

Em 2012, a Escola Estadual Lea Silva Moraes, localizada em Ilha Solteira, conquistou o título “Destaque Estadual” paulista na premiação. A unidade foi selecionada entre 534 instituições de ensino inscritas em todo o Estado e recebeu R$ 6 mil, a serem investidos na escola.


Projeto de lei prevê a criação de 818 novos postos de trabalho em diretorias de ensino




Além do projeto de lei complementar que amplia o reajuste salarial previsto para os servidores da Educação, outra novidade para a rede estadual de ensino foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário Herman Voorwald nesta quarta-feira (17). Foi enviado para a Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei para a criação de 818 novos postos de trabalho nas diretorias de ensino. Destes, 400 são para o cargo de analista de tecnologia e 418 vagas para analista administrativo.

O analista de tecnologia, novo cargo que será criado na Educação, desenvolverá atividades especializadas em tecnologia e infraestrutura. Após a aprovação do projeto pela Assembleia e a sanção da lei pelo governador, a Secretaria da Educação deve organizar um concurso para a contratação desses servidores, que terão salário inicial de R$ 2.169,00 para jornada de 40 horas semanais.