Araraquarenses reclamam de mau atendimento nos hospitais
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Muitas são as reclamações de demora no atendimento tanto na Santa Casa como na Beneficência Portuguesa. A reportagem cita o exemplo do genro da senhora Afra Magalhães Baptistela que veio a óbito recentemente na ‘Beneficência’. Ele procurou a redação do O Imparcial alegando demora para realização dos exames da sogra. O questionamento foi enviado para o hospital que disse que o caso seria investigado. Ainda não recebemos a resposta.
O jovem P.S.N há algum tempo atrás amargou horas no corredor da Beneficência com suspeita de ter tido um AVC (derrame cerebral), pois não tinha vaga na UTI e nem nos hospitais da região que tinham convênio com a São Francisco, além disso, quando a família resolveu transferí-lo para outro hospital queriam cobrar R$ 500 pelo serviço.
Um outro caso foi o de uma senhora de quase 80 anos que bateu principalmente a cabeça numa queda. Ela ficou das 10 da manhã até às 23 horas, pois não havia no dia pessoa qualificada para realizar o exame.
Tanto no caso do jovem como no da senhora que caiu havia neurologistas de plantão, mas estranhamente eles não estavam no hospital. O neuro foi chamando às 13 horas e só chegou às 20 horas, segundo informações da família.
A Santa Casa também é alvo de reclamações. A família do paciente Ademir Nunes chegou a fazer um Boletim de ocorrência contra o hospital, mas segundo a assessoria de imprensa, o paciente deu entrada às 12h56 no dia 16 de outubro, e o quadro de politraumatismo (vários traumas, incluindo um craniano), grave, evoluiu a óbito às 19h20 e que o mesmo recebeu toda a assistência adequada para o caso, mas, infelizmente, não resistiu.
A avó de um garoto com suspeita de pneumonia, que está internado na Santa Casa, desesperada pedia socorro pelo Facebook: "Preciso de um pediatra. Os médicos que liguei falaram que não podem atender porque não estão de plantão”.
Ontem, ela desabafou novamente pelas redes sociais: “Netinho está com água no pulmão. Sete dias internado e só agora descobriram. Muito decepcionada. Arrasada”.
Sempre há reclamações por conta da demora do atendimento, muitos até consideram a mesma como negligência.
O que dizem os hospitais
A Assessoria de Comunicação da Santa Casa diz que quanto à regulação (encaminhamento de pacientes para centros de média e alta complexidade), esta atividade, por lei, pertence ao Município; todas as portarias que regem Urgência e Emergência dizem claramente que a regulação compete ao Município. Em relação aos números de leitos (Urgência e Emergência, UTI Adulto etc.), esta quantidade é definida pelo contratante, o SUS, que é quem financia, e não pelo hospital, que é fornecedor do sistema".
Os questionamentos sobre as reclamações sobre o atendimento na Beneficência foram enviados tanto para o Plano de Saúde como para a direção do hospital. Tentamos contato telefônico com a direção, mas não conseguimos, O telefone dava como inexistente, os emails também não foram respondidos. Entretanto a assessoria do Plano São Francisco nos respondeu:
São Francisco Saúde, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que em Araraquara o hospital credenciado para atender sua carteira de clientes é a Beneficência Portuguesa, mas a administração do mesmo não é de responsabilidade da operadora. Informa ainda que para registrar sugestões, elogios ou reclamações, mantém vários canais de comunicação com o cliente: atendimento ao cliente 24 horas através do número 0800 183456, ouvidoria através do site www.saofrancisco.com.br. O registro oficial das reclamações em nossos Serviços de Atendimento ao Cliente, com todos os dados do cliente e detalhes do fato, é fundamental para que a operadora possa intervir junto ao prestador na apuração das circunstâncias do atendimento e constante melhoria do mesmo.
Fonte: Jornal O Imparcial
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terça-feira, 21 de outubro de 2014
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