terça-feira, 21 de outubro de 2014

Araraquarenses reclamam de mau atendimento nos hospitais


Araraquarenses reclamam de mau atendimento nos hospitais

 
Muitas são as reclamações de demora no atendimento tanto na Santa Casa como na Beneficência Portuguesa. A reportagem cita o exemplo do genro da senhora Afra Magalhães Baptistela que veio a óbito recentemente na ‘Beneficência’. Ele procurou a redação do O Imparcial alegando demora para realização dos exames da sogra. O questionamento foi enviado para o hospital que disse que o caso seria investigado. Ainda não recebemos a resposta.
O jovem P.S.N há algum tempo atrás amargou horas no corredor da Beneficência com suspeita de ter tido um AVC (derrame cerebral), pois não tinha vaga na UTI e nem nos hospitais da região que tinham convênio com a São Francisco, além disso, quando a família resolveu transferí-lo para outro hospital queriam cobrar R$ 500 pelo serviço.
Um outro caso foi o de uma senhora de quase 80 anos que bateu principalmente a cabeça numa queda. Ela ficou das 10 da manhã até às 23 horas, pois não havia no dia pessoa qualificada para realizar o exame.
Tanto no caso do jovem como no da senhora que caiu havia neurologistas de plantão, mas estranhamente eles não estavam no hospital. O neuro foi chamando às 13 horas e só chegou às 20 horas, segundo informações da família.
A Santa Casa também é alvo de reclamações. A família do paciente Ademir Nunes chegou a fazer um Boletim de ocorrência contra o hospital, mas segundo a assessoria de imprensa, o paciente deu entrada às 12h56 no dia 16 de outubro, e o quadro de politraumatismo (vários traumas, incluindo um craniano), grave, evoluiu a óbito às 19h20 e que o mesmo recebeu toda a assistência adequada para o caso, mas, infelizmente, não resistiu.
A avó de um garoto com suspeita de pneumonia, que está internado na Santa Casa, desesperada pedia socorro pelo Facebook: "Preciso de um pediatra. Os médicos que liguei falaram que não podem atender porque não estão de plantão”.
Ontem, ela desabafou novamente pelas redes sociais: “Netinho está com água no pulmão. Sete dias internado e só agora descobriram. Muito decepcionada. Arrasada”.
Sempre há reclamações por conta da demora do atendimento, muitos até consideram a mesma como negligência.

O que dizem os hospitais
A Assessoria de Comunicação da Santa Casa diz que quanto à regulação (encaminhamento de pacientes para centros de média e alta complexidade), esta atividade, por lei, pertence ao Município; todas as portarias que regem Urgência e Emergência dizem claramente que a regulação compete ao Município. Em relação aos números de leitos (Urgência e Emergência, UTI Adulto etc.), esta quantidade é definida pelo contratante, o SUS, que é quem financia, e não pelo hospital, que é fornecedor do sistema".
Os questionamentos sobre as reclamações sobre o atendimento na Beneficência foram enviados tanto para o Plano de Saúde como para a direção do hospital. Tentamos contato telefônico com a direção, mas não conseguimos, O telefone dava como inexistente, os emails também não foram respondidos. Entretanto a assessoria do Plano São Francisco nos respondeu:
São Francisco Saúde, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que em Araraquara o hospital credenciado para atender sua carteira de clientes é a Beneficência Portuguesa, mas a administração do mesmo não é de responsabilidade da operadora. Informa ainda que para registrar sugestões, elogios ou reclamações, mantém vários canais de comunicação com o cliente: atendimento ao cliente 24 horas através do número 0800 183456, ouvidoria através do site www.saofrancisco.com.br. O registro oficial das reclamações em nossos Serviços de Atendimento ao Cliente, com todos os dados do cliente e detalhes do fato, é fundamental para que a operadora possa intervir junto ao prestador na apuração das circunstâncias do atendimento e constante melhoria do mesmo.

Fonte: Jornal O Imparcial

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