sábado, 16 de março de 2013


SOBRE CANDIDATOS, COMO ESCOLHÊ-LOS E FILHOS


Quantos candidatos há na sua cidade, para vereador e prefeito? E, depois, quantos existem no Brasil para presidente, governador, senador, e deputados? Inúmeros. Alguns teorizam que são infinitos. Mas, o fato é que eles são as suas opções para mudar o mundo, o SEU e o NOSSO.


E daí que eles são inúmeros, e tudo o que você vê deles são os santinhos espalhados no chão das ruas? O bom cidadão vai atrás de informação, e quem procura, ACHA. Porque o mundo é feito de informação, e com os candidatos não seria diferente. Sem desculpas, procure e vote direito.

Mas, “votar direito”? “Meu pai votava nesse prefeito, vou votar nele também”. “Ah, o chefe da firma mandou eu votar em tal candidato, acho que vou fazer isso”. Absurdo? É realmente uma lástima que isso ocorra até nos dias de hoje, mas se o filho daquele pai ou o trabalhador daquela empresa não mudarem seu comportamento, isso vai continuar pra sempre. Porque onde há poder e dinheiro, há seres inescrupulosos e rastejantes prontos para enganar, iludir e ludibriar. O dever do cidadão é diferenciar esta corja daqueles que querem trabalhar pelo bem de todos.

Faça-se três perguntas básicas, quando se deparar com um candidato: “O que ele fez?” “O que ele prometeu?” “Ele tem condições de fazer isso?”. Com isso, já se eliminam os candidatos que fazem promessas absurdas e aqueles que querem usar a política para ficar ricos.

Depois, lembre-se de uma coisa:

VOTAR NÃO ACONTECE SÓ NA URNA!

A fiscalização do seu candidato e do restante deles, é de responsabilidade sua! “Mas os vereadores fiscalizam a prefeitura”. E quem fiscaliza os vereadores? VOCÊ!

Nas minhas recentes visitas à Câmara da minha cidade, percebo que são muito poucas as pessoas que acompanham o trabalho deles. E depois, como vão cobrar? Se você estiver lá, você pode ver tudo o que eles estão fazendo, enviar sugestões, reclamar. Se você se omitir, estará somente concordando com o que eles fazem, seja isso bom ou ruim. E olha que a vida dos bons cidadãos está MUITO mais fácil, com a internet e tudo mais.

Agora, outro assunto inquietante. EDUCAÇÃO POLÍTICA. O número de pessoas que odeiam a política é alarmantemente alto. Mas como se pode odiar a política, se o mundo em que você vive depende dela? E quem mais deve ser educado sobre política são as crianças. Para que já tenham noção desde cedo sobre o que é bom e ruim, na política. Pais, eduquem esses filhos, para o bem de todos nós. Ensine a diferenciar bons e maus políticos, ensine sobre a hierarquia política, sobre quem fiscaliza quem, ensine-o a fiscalizar os vereadores. Seu(a) filho(a) crescerá bem mais preparado e disposto a mudar.

Fica então esse apelo. EDUCAR POLITICAMENTE, VOTAR CORRETAMENTE E FISCALIZAR ETERNAMENTE. Até rimou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário