domingo, 15 de maio de 2011

O PRESENTE É O FUTURO

E o futuro de hoje para educação chama-se comunicação em grande escala. Antes, digo, coisa de cem anos atrás, nossa comunicação ou nossa recepção das informações se dava através de poucos impressos e rádios.
Se estamos falando de educação não podemos deixar de considerar as salas de aula. Porém hoje as coisas mudaram. A comunicação mudou. Nossas crianças são educadas nas escolas, nos canais de televisão, na internet, nas revistas e impressos e rádios também. Estamos sendo bombardeados por informações em todos os sentidos e isso ensina as nossas crianças e a todos nós.
Vejo a sociedade mergulhada naquilo que vive diariamente mas dificilmente para para analisar o hoje e assim pensar no amanhã.
Ainda me acostumo, assim como muitos eus, com aquilo que considero o meio mais importante de comunicação atualmente, a internet. Essa revolução de mundo com tudo aquilo que queremos achar, vídeos, teses, fotos, vida das outras pessoas, aulas, informações, conhecimentos, permanece como sendo magnífico na cabeça das pessoas.
Acredito estupidamente no fim das salas de aula se essas deixarem de se adaptar ao novo mundo. Por isso atualizemos o ensino. Revolucionemos conjuntamente a educação. A começar pelo incomodo de estar e ficar sentado nas salas de aula. Uso meu corpo para me expressar não somente minha voz. Estar sentado me significa seguir regras, obedecer, não argumentar, como em palavras de Focault, um exército recebendo ordens. Como no ensino Peripatético de Aristóteles gosto da idéia de caminhar, levantar, andar na sala de aula. Outro ponto é a cultura enraizada da mudez. É claro que o educador ensina mas também é freqüente que o aluno nunca tenha o que perguntar para o professor/professora. O aluno quando fala, quanto opina se sente mais próximo do professor e daquilo que está sendo conversado/passado. O problema mora quando o as pessoas pensam pelas outras e quando o aluno engole a vergonha e resolve falar o professor logo o corta e raciocina por ele. Outra maneira que traria a atualidade para as salas seriam as gravações de vídeos. Muitos vídeos bacanas estão disponibilizados no youtube. Vídeos de jovens pensando nos outros jovens e dialogando com a câmera disponibilizando suas opiniões, suas intenções e opiniões da mentalidade atual juvenil. Seria uma ótima maneira de estimular o jovem a falar pela identificação  que existe de um com o outro.
Sei da importância de trazermos para a educação uma matéria chamada Valores Humanos. Resgatar ou ensejar no adolescente valores que necessitamos para viver em harmonia e com  bem estar na sociedade. O melhor alinhamento com a natureza, uma aproximação também seria ter aulas em espaço livre do colégio, escutar os pássaros, analisar o céu, curtir as árvores, pensar em simplesmente contemplar.
Principalmente para podermos pensar na educação do futuro temos que dar valor ao que
o aluno é e o que traz, sua vivencia, sua opinião, o seu achar sobre o assunto explanado/ensinado. Acabar de vez com os meios/provas que intimidam, coíbem, coagem, o colocam à prova o aluno e assim o desestimulam a pensar e aprender. Responder a pergunta por que aprender pode ser o primeiro caminho para mudarmos nossos conceitos sobre o educar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário