terça-feira, 1 de março de 2011

Juventude do Partido Verde - História .



A Juventude do Partido Verde nasceu de um movimento cuja tese central era a criação de um espaço de discussão para “oxigenar” as idéias no Partido. Este movimento evoluiu e neste amadurecimento lutamos internamente para que os Jovens tivessem direito a voz e voto na Executiva Nacional, Estadual e Municipal.

Na última Convenção da Executiva Nacional do Partido Verde, conseguimos incluir em seu estatuto esta grande conquista para os jovens verdes do Brasil, e Maurício Brusadin foi eleito Secretário Nacional da Juventude. O então Secretário Nacional da Juventude iniciou os trabalhos pautados em duas diretrizes: primeiro ampliar o processo de descentralização das decisões políticas e segundo construir uma agenda de propostas para o Partido. Para colocar em prática o projeto de descentralização, Maurício Brusadin viajou por todo o Brasil com a missão de montar em cada Estado uma Secretaria Estadual da Juventude, com direito a voz e voto nas Executivas Estaduais.

Transferindo assim a responsabilidade aos Secretários Estaduais de levar o projeto adiante, estes tinham como meta montar em cada cidade uma Secretaria Municipal da Juventude. Hoje, estamos organizados em todos Estados e na maioria dos municípios onde o PV atua. Após este movimento, realizamos o 1° Congresso Nacional da Juventude do Partido Verde, cujo principal objetivo, era eleger pelo voto direto a executiva Nacional da Juventude, e construir uma agenda de propostas para o Partido. Assim sendo todos os estados se mobilizaram, fizeram discussões nos diversos municípios e dos dias 01 a 04 de Maio de 2008, paralelo ao Congresso Mundial dos Jovens Verdes (Global Young Greens), nos reunimos no Memorial da América Latina, para que os próprios jovens do Partido definissem o seu destino.

Como resultado do Congresso, redigimos dois documentos: um que ficou definido como “Agenda Mínima para a Governança Verde – 43 pontos para mudar o destino de nossas cidades”, e a Carta da Terra, com os Compromissos dos Verdes do Mundo para a Sustentabilidade do Planeta. Paralelamente, tomou posse o Conselho Nacional da Juventude que elegeu a Executiva Nacional da Juventude Verde com o objetivo de quebrar o “muro” que separa a Juventude de hoje da atividade política, e resgatar o sentido coletivo da construção política.  Assim sendo, buscamos mostrar aos jovens do Brasil que para acabar com a corrupção que paira sobre a política nacional é preciso à participação de todos, com propostas que resgatem as utopias perdidas, e que transbordem o velho desejo de sonhar da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário